Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A construção psicossocial da competição: o engano na cumplicidade de uma falsa vida

2012; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-71822012000100004

ISSN

1807-0310

Autores

Ângela Maria Pires Caniato, Samara Megume Rodrigues,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O presente trabalho faz uma análise da competição e de sua propagação ideológica na contemporaneidade. Inicialmente identificamos sua matriz na propriedade privada, que possibilitou a utilização dessa conduta como mola propulsora do desenvolvimento do capitalismo. Nesse trajeto, a ciência mostrou-se como componente de legitimação e intensificação. A fim de aumentar a exploração do trabalho humano, atualmente a competição se mescla ao discurso cínico da cooperatividade. Na reprodução da competição entre os indivíduos estão presentes alguns elementos subjetivos como a submissão autoritária ao social, à projetividade, o sadomasoquismo e o pensamento coisificado ("mentalidade do ticket"). No terreno dos afetos, a competição é sustentada pela inveja, que ainda, via indústria cultural, induz os indivíduos ao consumismo. Este artigo é o desdobramento de uma pesquisa de cunho bibliográfico, cujas bases teóricas são a Psicanálise freudiana e a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, em especial Adorno e Horkheimer.

Referência(s)