
A experiência da maternidade e a dialogia mãe-filho com distúrbio de linguagem
2010; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1516-18462010005000105
ISSN1982-0216
AutoresAnelise Henrich Crestani, Fernanda Furtado de Mendonça Rosa, Ana Paula Ramos de Souza, Janaína Pereira Pretto, Michele Paula Moro, Luciéle Oliveira Dias,
Tópico(s)Infant Development and Preterm Care
ResumoTEMA: a experiência da maternidade e dialogia mãe-filho com distúrbio de linguagem. PROCEDIMENTOS: o objetivo de investigar as possíveis relações entre a constituição da experiência da maternidade e a dialogia mãe-filho com distúrbio de linguagem. A amostra desta pesquisa foi constituída por 4 crianças, entre 2 e 4 anos, com distúrbio de linguagem, e suas mães. As mães foram submetidas a uma entrevista semi-estruturada acerca da experiência materna e a possibilidade de a mesma ter passado por alterações emocionais tais como a depressão e/ou ansiedade. Coletou-se uma interação mãe-filho, e em um caso avó-neta, através da filmagem da díade em atividade lúdica para analisar o modo como a dialogia e a interação aconteciam na díade. RESULTADOS: demonstraram que as quatro crianças estiveram sujeitas a interações com mães e avó com índices de ansiedade (dois casos) e depressão (dois casos). Apenas uma mãe não possuía tais índices e esta possuía dialogia adequada com a filha. CONCLUSÃO: os dados demonstraram relações entre a dialogia mãe-filho e a experiência materna. Houve distinções na dialogia e no brincar relacionados aos estados emocionais das mães e, em um caso, da avó.
Referência(s)