Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A experiência da maternidade e a dialogia mãe-filho com distúrbio de linguagem

2010; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462010005000105

ISSN

1982-0216

Autores

Anelise Henrich Crestani, Fernanda Furtado de Mendonça Rosa, Ana Paula Ramos de Souza, Janaína Pereira Pretto, Michele Paula Moro, Luciéle Oliveira Dias,

Tópico(s)

Infant Development and Preterm Care

Resumo

TEMA: a experiência da maternidade e dialogia mãe-filho com distúrbio de linguagem. PROCEDIMENTOS: o objetivo de investigar as possíveis relações entre a constituição da experiência da maternidade e a dialogia mãe-filho com distúrbio de linguagem. A amostra desta pesquisa foi constituída por 4 crianças, entre 2 e 4 anos, com distúrbio de linguagem, e suas mães. As mães foram submetidas a uma entrevista semi-estruturada acerca da experiência materna e a possibilidade de a mesma ter passado por alterações emocionais tais como a depressão e/ou ansiedade. Coletou-se uma interação mãe-filho, e em um caso avó-neta, através da filmagem da díade em atividade lúdica para analisar o modo como a dialogia e a interação aconteciam na díade. RESULTADOS: demonstraram que as quatro crianças estiveram sujeitas a interações com mães e avó com índices de ansiedade (dois casos) e depressão (dois casos). Apenas uma mãe não possuía tais índices e esta possuía dialogia adequada com a filha. CONCLUSÃO: os dados demonstraram relações entre a dialogia mãe-filho e a experiência materna. Houve distinções na dialogia e no brincar relacionados aos estados emocionais das mães e, em um caso, da avó.

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