Desenvolvimento e avaliação de sistema multimídia para ensino e aprendizado de irrigação
2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1415-43662002000300030
ISSN1807-1929
AutoresRubens Alves de Oliveira, Renata da S. Mota, Carlos V. Farias, Leacir N. Bastos, Márcio Mota Ramos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho possibilitou desenvolver-se e avaliar um software educacional utilizando recursos hipermídia, voltado para o ensino e aprendizado de irrigação, denominado "Curso Básico de Irrigação: Sistemas e Manejo", que consta de um CD-Rom dividido em 7 capítulos, acompanhado de manual. Para elaboração do software foi constituída uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de Irrigação, Educação e Ciência da Computação. O pressuposto teórico para desenvolvimento do curso foi o "behaviorismo". Na avaliação do software foram distribuídas cópias do CD-Rom a produtores rurais em Janaúba, MG, e Sousa, PB, e a estudantes de cursos de nível médio e de graduação ligados à área agrícola, nas cidades de Rio Pomba, Viçosa, e Montes Claros, MG, e em Sousa, PB. Solicitou-se que cada participante da pesquisa avaliasse o CD-Rom como um todo, sob o aspecto didático e, em seguida, focasse a atenção em apenas um capítulo do software, distribuído por sorteio, para que pudesse responder a ficha de avaliação. Os resultados obtidos foram separados por grupo avaliado: Grupo A (Produtor rural); Grupo B (Estudantes de nível médio) e Grupo C (Estudantes de nível superior) e os dados agrupados por categoria avaliada: interface, conteúdo e interatividade. A avaliação conduzida com o público ao qual foi destinado o software, indicou média de 6,87, valor próximo ao considerado "muito" na escala de Likert, indicando que o sistema multimídia desenvolvido pode ser utilizado como recurso didático no ensino e aprendizado de irrigação.
Referência(s)