
Alterações no modo respiratório, na oclusão e na fala em escolares: ocorrências e relações
2010; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 12; Issue: 5 Linguagem: Português
10.1590/s1516-18462010005000094
ISSN1982-0216
AutoresLuana Cristina Berwig, Ana Maria Toniolo da Silva, Angela Ruviaro Busanello, Flávia Leães de Almeida, Geovana de Paula Bolzan, Tais Regina Hennig, Clarissa Flores Oliveira Krob,
Tópico(s)Language Development and Disorders
ResumoOBJETIVO: verificar a ocorrência de alterações no modo respiratório, má oclusão e distúrbio articulatório, bem como a relação entre as mesmas, em crianças de escolas públicas do município de Santa Maria/Rio Grande do Sul. MÉTODOS: 308 crianças de ambos os sexos, com idades entre 6 e 11 anos, foram submetidas às avaliações fonoaudiológica e ortodôntica, sendo selecionadas 235, de acordo com critérios de inclusão e exclusão. Das informações coletadas nas avaliações, consideraram-se o modo respiratório, a classificação da oclusão segundo Angle e as alterações oclusais vertical e transversal, bem como o distúrbio articulatório. RESULTADOS: 60,43% crianças apresentaram alterações no modo respiratório; 97,02% más oclusões de Angle; 28,94% alteração oclusal vertical e transversal e 14,89% apresentaram distúrbio articulatório. Relações significativas foram encontradas entre distúrbio articulatório e alteração oclusal vertical e transversal, modo respiratório e má oclusão de Angle e entre má oclusão de Angle e alteração oclusal vertical e transversal. CONCLUSÃO: as más oclusões e as alterações do modo respiratório foram frequentes no grupo de escolares estudados. As relações verificadas reforçam a ideia de que existe uma estreita relação entre as estruturas e funções do sistema estomatognático, razão pela qual merecem atenção de diversos profissionais da área da saúde.
Referência(s)