
O ENSINO DE HISTÓRIA - ALGUMAS REFLEXÕES DO REINO UNIDO: entrevista com Peter J. Lee
2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5965/2175180304022012216
ISSN2175-1803
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO interesse em publicar uma entrevista com o professor Peter Lee vem ao encontro do desejo de fazer circular ainda mais suas pesquisas e reflexões sobre como as crianças e jovens elaboram ideias sobre a história, no Brasil. Tal desejo parte do pressuposto de que o ensino de História na Educação Básica pouco ou nada avançará sem que os professores e pesquisadores da área considerem seriamente a questão da aprendizagem, ou melhor, os processos cognitivos envolvidos na construção do pensamento histórico. Processos que implicam compreender como os sujeitos elaboram as ideias históricas e como constroem percepções sobre o passado. Com esta entrevista espera-se também contribuir com o debate sobre as formas e funções da história na vida cotidiana, pois se postula aqui - e a discussão de Peter Lee também atenta para isso - que a história é uma forma de pensar e interpretar a existência humana, no tempo.
Referência(s)