
Agregação de pontos de vista de stakeholders utilizando o Value-Focused Thinking associado à mapeamento cognitivo
2013; Associação Brasileira de Engenharia de Produção; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-65132013005000037
ISSN1980-5411
AutoresSimone de Lira Almeida, Danielle Costa Morais, Adiel Teixeira de Almeida,
Tópico(s)Innovation and Knowledge Management
ResumoEste artigo propõe uma nova abordagem para agregação das opiniões de diferentes stakeholders baseado na utilização do Value-Focused Thinking associada ao mapeamento cognitivo. Esta abordagem proposta foi aplicada para a determinação do preço de venda, concentrando-se no caso particular de uma farmácia de manipulação da região Sul do Brasil, o que propiciou um melhor entendimento do problema pelos envolvidos. Este artigo também identifica as implicações de se trabalhar com um grupo de stakeholders isoladamente, gerando diferentes modelos e agregando os pontos de vista a fim de gerar um único resultado no processo de precificação dos insumos.
Referência(s)