
Fotossíntese e Respiração Aeróbica: vamos quebrar a cabeça? Proposta de jogo
2014; Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, SBBq; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.16923/reb.v12i2.317
ISSN2318-8790
AutoresLuciana Maria de Jesus Baptista Gomes, Jorge Cardoso Messeder,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA fotossíntese e a respiração celular aeróbica são dois processos metabólicos que compõem o conteúdo programático de Ciências e de Biologia, da Educação Básica brasileira, modalidade regular. No entanto, são constatadas dificuldades para o entendimento destes fenômenos porque exigem raciocínio abstrato e um suporte de conceitos científicos. Assim, para facilitar a aprendizagem, foi elaborado o jogo “Fotossíntese e Respiração Aeróbica: Vamos quebrar a cabeça?”. O professor age com intencionalidade, por meio da problematização. A vantagem deste jogo é que pode ser utilizado desde as aulas de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental até as de Biologia do Ensino Médio. Outra vantagem é que pode ser produzido tanto pelo professor quanto pelo aluno. Ao ser utilizado pelos alunos, o jogo demonstrou ser promissor na sala de aula, pois proporciona mais uma oportunidade de desenvolvimento do ser humano integral em suas múltiplas vertentes que são inerentes a cada um.
Referência(s)