
Influência do capital social no mercado de crédito rural
2005; Brazilian Society of Economy, Administration and Rural Sociology; Volume: 43; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0103-20032005000100004
ISSN1806-9479
AutoresRoberto Arruda de Souza Lima, Ricardo Shirota,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoO trabalho analisa o efeito do capital social sobre o volume de negócios no mercado de crédito rural. No caso do crédito rural, o intermediário financeiro maximizador de lucro depara com uma importante restrição a este objetivo: historicamente, a taxa de juros nesse mercado tem sido fixada, pelo governo, abaixo do equilíbrio de mercado. Assim, o problema relevante para o intermediário financeiro é a minimização do seu custo. A hipótese, que foi verificada econometricamente (utilizando, para isso, um modelo de lógite), é que, ao contribuir para a redução dos custos transacionais, o nível de capital social afeta o volume de crédito rural. Assim, incentivos, em especial com apoio do setor público, para formação e manutenção de capital social permitiriam aumento da eficiência da intermediação financeira e, em conseqüência, maior desenvolvimento do setor rural.
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