Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Figuras de atividades funcionais: concordância de nomeação e familiaridade

2008; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722008000300008

ISSN

1806-9770

Autores

Tânia Fernandes Campos, Soraya Medeiros de Carvalho, Luciana Protásio de Melo, Ana Carolina de Lima,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a concordância de nomeação e familiaridade de um conjunto de figuras de objetos/animais e de atividades funcionais. Participaram 26 crianças entre 5 e 7 anos e 24 estudantes universitários entre 18 e 25 anos, de ambos os sexos. Os participantes observaram 90 figuras, 45 de atividades funcionais e 45 de objetos/animais, nomearam uma a uma e referiram o grau de familiaridade. Os dados foram analisados pelo coeficiente de Kappa, correlação de Spearman e teste de Mann-Whitney. Os resultados mostraram que a concordância com o nome original foi maior do que a freqüência de outras nomeações. As crianças tiveram mais dificuldades em fazer a nomeação. As figuras de objetos/animais foram consideradas mais familiares. O estudo mostrou diferenças significativas entre as figuras e entre as crianças e adultos, sugerindo o uso de figuras de atividades funcionais em estudos neuropsicológicos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX