Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Fortaleza da Copa do Mundo: o legado como ferramenta de legitimação do megaevento esportivo

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/1984-6924.2014v11n2p390

ISSN

1984-6924

Autores

Sílvia Helena Belmino, Alissa Carvalho,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Escolhida para abrigar alguns jogos da Copa do Mundo de Fut­ebol da FIFA de 2014, Fortaleza teve de passar por um processo de transformação e investimentos em estrutura e em propaganda pelos governos estadual e municipal. Este artigo tem por objetivo identificar e analisar como a maneira que as principais obras para a Copa foram apresentadas no caderno esportivo do Jornal O Povo contribuiu para elaboração da imagem de Fortaleza para a população local, como forma de justificar o fato de sediar o megaevento esportivo. Dentre os objetivos específicos, procurou-se compreender também o papel das intervenções na solidificação de Fortaleza como destino turístico. O recorte utilizado neste artigo são matérias veiculadas no período entre agosto 2012 a junho de 2013, principalmente o material referente à Copa das Confederações, o evento teste para Copa do Mundo, que foram analisadas por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009).

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