
A Fortaleza da Copa do Mundo: o legado como ferramenta de legitimação do megaevento esportivo
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1984-6924.2014v11n2p390
ISSN1984-6924
AutoresSílvia Helena Belmino, Alissa Carvalho,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEscolhida para abrigar alguns jogos da Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 2014, Fortaleza teve de passar por um processo de transformação e investimentos em estrutura e em propaganda pelos governos estadual e municipal. Este artigo tem por objetivo identificar e analisar como a maneira que as principais obras para a Copa foram apresentadas no caderno esportivo do Jornal O Povo contribuiu para elaboração da imagem de Fortaleza para a população local, como forma de justificar o fato de sediar o megaevento esportivo. Dentre os objetivos específicos, procurou-se compreender também o papel das intervenções na solidificação de Fortaleza como destino turístico. O recorte utilizado neste artigo são matérias veiculadas no período entre agosto 2012 a junho de 2013, principalmente o material referente à Copa das Confederações, o evento teste para Copa do Mundo, que foram analisadas por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009).
Referência(s)