
Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar
2006; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132006000200009
ISSN1980-850X
AutoresMaria da Conceição Barbosa-Lima, Giselle Faur de Castro, Roberto Moreira Xavier de Araújo,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA atividade pedagógica tem sido designada por quatro vocábulos básicos: ensinar, formar, educar e instruir. O sentido dessas palavras e a preferência por cada uma delas mudaram significativamente através do tempo, refletindo não só a filosofia escolar da época, mas, também, o estágio de desenvolvimento da sociedade. Um estudo etimológico indica que seus significados originais, extremamente pregnantes, podem ter algo a nos dizer sobre a relação professor - aluno - escola. Apontamos a existência de uma possível relação entre o uso dessas palavras e as concepções filosóficas implícitas na didática das Ciências Físicas, seus impasses, suas crises, sua evolução histórica, com ênfase no caminho que vai do instruir ao educar.
Referência(s)