Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar

2006; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132006000200009

ISSN

1980-850X

Autores

Maria da Conceição Barbosa-Lima, Giselle Faur de Castro, Roberto Moreira Xavier de Araújo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A atividade pedagógica tem sido designada por quatro vocábulos básicos: ensinar, formar, educar e instruir. O sentido dessas palavras e a preferência por cada uma delas mudaram significativamente através do tempo, refletindo não só a filosofia escolar da época, mas, também, o estágio de desenvolvimento da sociedade. Um estudo etimológico indica que seus significados originais, extremamente pregnantes, podem ter algo a nos dizer sobre a relação professor - aluno - escola. Apontamos a existência de uma possível relação entre o uso dessas palavras e as concepções filosóficas implícitas na didática das Ciências Físicas, seus impasses, suas crises, sua evolução histórica, com ênfase no caminho que vai do instruir ao educar.

Referência(s)