Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Segredos do coração: a escola como espaço para o olhar sensível

2010; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 30; Issue: 80 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622010000100006

ISSN

1678-7110

Autores

Rosvita Kolb-Bernardes,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Nesse artigo apresentamos a experiência da construção, na escola, de um espaço para o afeto. Em tal espaço, através da atividade artística, torna-se possível trabalhar perdas, cultivar segredos, sonhos e desejos. Espaço-lugar que permite a construção de um olhar sensível para as histórias de cada um e para a memória coletiva. A dinâmica envolvida na proposta expressa uma dimensão do ensino de arte na atualidade, como espaço de atuação entre a objetividade e a subjetividade no trabalho com os alunos. Nesta sintonia, durante as aulas de arte que configuraram a experiência aqui analisada, alinhávamos histórias dos participantes com os fios da experiência estética, cruzando referências das culturas africana e indígena com a tradição das bordadeiras, que tecem a sua história de vida com fios e panos. Na composição de todos esses elementos, criamos na escola um lugar de acolhimento das individualidades, das subjetividades de cada um de nós, verdadeiros tesouros segredados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX