
Aplicação de um modelo SARIMA na previsão de vendas de motocicletas
2013; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5585/exactaep.v11n1.3897
ISSN1983-9308
AutoresOlga Maria Formigoni Carvalho Walter, Elisa Henning, Graciela Moro, Robert Wayne Samohyl,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoA frota nacional de motocicletas sofreu forte expansão na última década. Todavia, em virtude da variação da demanda a que seu mercado está exposto, intensificou-se a necessidade de previsões de vendas mais efetivas que garantam tomadas de decisões estratégicas e alocação de recursos das montadoras. Neste artigo, tem-se como objetivo estudar um modelo de previsão de vendas, baseado na metodologia Box e Jenkins. Foi utilizada a série de vendas mensal dos anos de 2006 a 2010 das motocicletas mais comercializadas no Brasil. O modelo selecionado foi um Autorregressivo Integrado de Média Móvel Sazonal (SARIMA), tendo como critério de escolha os valores do erro percentual absoluto médio, U-Theil e o AIC. Previsões de vendas para o ano de 2011 foram realizadas e comparadas com os valores reais, permitindo concluir que o modelo SARIMA é uma alternativa viável para a série temporal analisada.
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