Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação do Conhecimento de Professores do Ensino Fundamental sobre o Tema Avulsão Dentária

2012; SciELO; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.4034/pboci.2011.113.12

ISSN

1983-4632

Autores

Marina Berti,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Objetivo: Verificar o conhecimento de um grupo de professores da rede pública de ensino do município de Cascavel-PR, sobre o tema primeiros-socorros nos traumatismos dentários, enfocando a avulsão dentária (deslocamento total do dente para fora de seu alvéolo) em escola primária.Metodologia: As escolas participantes do projeto foram selecionadas de forma aleatória, por sorteio, envolvendo todas as áreas da cidade de Cascavel-PR, sendo a proposta aceita por 11 escolas.Foi aplicado um questionário composto por duas partes para 76 professores.A primeira parte continha 15 questões objetivas de ordem geral e referentes ao conhecimento sobre o tema, e a segunda parte, com 16 questões que abordaram noções de primeiros socorros frente a casos de traumatismos, mais especificamente de avulsão.Os dados foram tabulados em tabela Excel e as porcentagens foram calculadas.Resultados: A maioria dos entrevistados (84,21%) relatou não estar preparada para fazer o atendimento de uma criança que tenha sofrido avulsão.Dos entrevistados, 65,78% julgam importante localizar o dente e o pegaria pela coroa.Nesse caso, 25% não limpariam o dente, enquanto que 72,36% limpariam com água, pano, papel ou de outra forma, dentre as quais o leite foi o mais citado.Com relação ao tema avulsão dentária, 84,21% dos participantes não se sentem preparados para o cuidado imediato necessário.Os resultados revelaram também que a maioria não recolocaria o dente de volta ao

Referência(s)