Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica

2007; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 12; Issue: 34 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782007000100011

ISSN

1809-449X

Autores

Paolo Nosella,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O texto, na primeira parte, critica a expressão "formação politécnica" amplamente utilizada, sobretudo na década de 1990, por educadores brasileiros marxistas. Defende-se a tese de que a linguagem humana é sempre expressão histórica reveladora de intencionalidades e interesses práticos e, portanto, instrumento essencial para a conquista da hegemonia. Nesse sentido, "formação politécnica" expressou uma posição teórica historicamente ultrapassada. Na segunda parte, o texto esclarece que a proposta marxista para a formação dos trabalhadores se encontra contida no conjunto da fórmula marxiana de "instrução intelectual, física e tecnológica". Essa fórmula não permite eleger um ou outro elemento como sua categoria estruturante. Finalmente, é exposta a tese gramsciana sobre a escola unitária, segundo a qual a categoria antropológica da liberdade histórica de todos os homens é o fundamento unitário da própria fórmula marxiana.

Referência(s)