Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Estudo qualitativo da integração ensino-serviço em um curso de graduação em Odontologia

2011; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 15; Issue: 39 Linguagem: Português

10.1590/s1414-32832011005000025

ISSN

1807-5762

Autores

Ana Luiza de Souza, Daniela Lemos Carcereri,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Este estudo, de abordagem qualitativa, investigou, por meio de entrevistas individuais e em grupo, a integração ensino-serviço entre uma universidade pública do sul do Brasil e os serviços públicos de saúde. Os dados foram analisados sob a Análise Temática de Conteúdo, e, na análise, emergiram dois eixos temáticos e quatro categorias. O eixo temático Ativador agrupou aspectos desenvolvidos no programa e o eixo em Construção revelou as dificuldades observadas. As categorias identificadas foram: Parceria Ensino-Serviço; Estrutura Curricular; Mudança de Paradigma e Práticas Pedagógicas. Conclui-se que os participantes compreendem a integração ensino-serviço como potencial estratégia colaboradora do processo de mudança de práticas na formação em saúde, apesar de haver grupos resistentes. O processo de mudança de práticas se desenvolveu ativamente a partir da reestruturação curricular. A integração ensino-serviço é um dos eixos que busca solidificar a proposta curricular, por meio de ações diversas na interface do ensino com o serviço.

Referência(s)