
A teoria do jogo de Elkonin e a educação infantil
2014; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572014000100010
ISSN2175-3539
AutoresSuzana Marcolino, Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Suely Amaral Mello,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo é um estudo bibliográfico que analisa as teses centrais da Teoria Histórico-Cultural do Jogo desenvolvida por D.B. Elkonin e colaboradores. O objetivo é identificar elementos que possam subsidiar a organização da educação na infância tendo o jogo como atividade-guia. As teses configuram uma sólida teoria sobre o jogo infantil, apresentando como elementos originais a concepção histórica do surgimento do jogo e seu caráter social na ontogenia. Conclui-se que, para a Teoria Histórico-Cultural do Jogo, o eixo de uma educação na infância que leve em conta o jogo como atividade-guia deve incidir sobre a apresentação das várias esferas da vida social e do conteúdo das atividades humanas. Entende-se que o objetivo da intervenção pedagógica no jogo protagonizado é o desenvolvimento do papel social representado. Discute-se que o jogo protagonizado não deve se opor a outras atividades, tampouco deve ser considerado como atividade a preponderar sobre as demais.
Referência(s)