Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino de bem-estar e dor animal em cursos de medicina veterinária no Brasil

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 65; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-09352013000100005

ISSN

1678-4162

Autores

Tâmara Duarte Borges, E.C.O. Sans, J.S. Braga, Melisa Frucutoso Machado, Carla Forte Maiolino Molento,

Tópico(s)

Animal Behavior and Welfare Studies

Resumo

Currículos de medicina veterinária devem disponibilizar ferramentas para que os futuros profissionais atendam a demanda da sociedade, que inclui preocupações diretas com os animais. O objetivo deste trabalho foi traçar um perfil do panorama geral do ensino da medicina veterinária em relação a questões de bem-estar e dor animal. O método utilizado foi análise de documentos disponíveis online e coleta de dados via aplicação de questionários para coordenadores de curso de medicina veterinária. A descrição do curso, sua grade curricular e ementário foram estudados. Observou-se que 46% das 94 instituições estudadas apresentavam a disciplina de bem-estar animal e 26% ofereciam a disciplina de etologia. Houve evidência de que há uma pronta relação com a esfera física do bem-estar animal, sendo que as outras duas esferas, comportamental e psicológica, não recebem atenção similar ao longo dos cursos. Na avaliação do ementário, o termo "bem-estar animal" é empregado com caráter difuso e o termo "dor" encontra-se presente em 54% dos cursos estudados, relacionado principalmente a disciplinas de patologia, fisiologia, farmacologia e anestesiologia. Conclui-se que o ensino brasileiro de medicina veterinária enfatiza a esfera física do bem-estar animal, sendo importante o enriquecimento em relação às esferas comportamental e psicológica e ao ensino da dor.

Referência(s)