Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TRANSTORNO DESAFIADOR DE OPOSIÇÃO (TDO) E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH): UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE BASE COGNITIVO COMPORTAMENTAL

2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.12957/sustinere.2014.11806

ISSN

2359-0424

Autores

Maria Claudia Dutra Lopes Barbosa,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

DOI: 10.12957/sustinere.2014.11806 Este artigo tem por objetivo discutir os vários instrumentos adotados pela abordagem cognitivo-comportamental, no atendimento psicopedagógico de uma criança com transtorno desafiador de oposição e altas habilidades. A partir do diagnóstico realizado por um neuropediatra, relativo ao transtorno desafiador de oposição, instrumentos foram introduzidos no processo psicopedagógico, tais como a Investigação das cognições, emoções e ações; a Economia de fichas; a Parada na ação indesejada e o Cartão de informe, com vistas a promover o decréscimo do comportamento disruptivo da criança pesquisada. No que diz respeito ao comportamento relativo às altas habilidades, foram introduzidas a Lista de Características de Altas Habilidades; as Matrizes Progressvas de Raven e o Modelo Triádico de Renzulli & Mönks. Os resultados da pesquisa registraram decréscimo do comportamento relativo ao transtorno desafiador de oposição e a expressão do comportamento relativo às altas habilidades/superdotação.

Referência(s)
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