
Incorporação teórico-conceitual e metodológica do educador Paulo Freire na pesquisa
2010; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 63; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0034-71672010000300011
ISSN1984-0446
AutoresIvonete Teresinha Schülter Buss Heidemann, Astrid Eggert Boehs, Antônio Miranda Wosny, Karine Patrícia Stulp,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoEste estudo objetiva apresentar o Método de Paulo Freire em uma pesquisa com profissionais de equipes da Estratégia de Saúde da Família, usuários e lideranças comunitárias acerca da utilização do ideário da promoção da saúde. Descreve-se a forma de obtenção e análise dos dados nos Círculos de Cultura efetuados em três momentos: investigação temática, codificação/descodificação e desvelamento crítico. O método contribuiu com reflexões das práticas de saúde dos participantes, possibilitando alternativas para transformá-las. Apresentou limites para sua integralização, dentre os quais a dificuldade de desconstrução da relação autoritária conferida pelo poder do conhecimento profissional.
Referência(s)