Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Incorporação teórico-conceitual e metodológica do educador Paulo Freire na pesquisa

2010; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 63; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0034-71672010000300011

ISSN

1984-0446

Autores

Ivonete Teresinha Schülter Buss Heidemann, Astrid Eggert Boehs, Antônio Miranda Wosny, Karine Patrícia Stulp,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Este estudo objetiva apresentar o Método de Paulo Freire em uma pesquisa com profissionais de equipes da Estratégia de Saúde da Família, usuários e lideranças comunitárias acerca da utilização do ideário da promoção da saúde. Descreve-se a forma de obtenção e análise dos dados nos Círculos de Cultura efetuados em três momentos: investigação temática, codificação/descodificação e desvelamento crítico. O método contribuiu com reflexões das práticas de saúde dos participantes, possibilitando alternativas para transformá-las. Apresentou limites para sua integralização, dentre os quais a dificuldade de desconstrução da relação autoritária conferida pelo poder do conhecimento profissional.

Referência(s)