
A pesquisa como dispositivo para o exercício no PET-Saúde UFF/FMS Niterói
2011; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 35; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0100-55022011000300019
ISSN1981-5271
AutoresAna Lúcia Abrahão, Benedito Carlos Cordeiro, Dalvani Marques, Donizete Vago Daher, Graça Helena Maia do Canto Teixeira, Katia Ayres Monteiro, Lina Nunes Gomes, Marcos Antônio Albuquerque de Senna, Mônica Villela Gouvêa, Sérgio Aboud, Verônica Silva Fernandez,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) proposto pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS) iniciou suas atividades em abril de 2010 com a proposta de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de forma participativa, tendo como eixo central o trabalho no cotidiano dos serviços de saúde, utilizando as ferramentas da pesquisa e avaliação em saúde como elemento disparador do aprendizado. As atividades são desenvolvidas na perspectiva da construção de um diagnóstico de saúde da área de abrangência de cada unidade de saúde à qual o grupo PET está vinculado. A metodologia adotada pelos grupos consiste na investigação participativa, com o envolvimento de profissionais, alunos, usuários e docentes. Como ferramenta vem sendo utilizada a construção da história local, com levantamento de documentos e depoimentos da comunidade. Destaca-se a atividade de cadastramento e recadastramento de famílias e o levantamento do perfil epidemiológico dos territórios. Neste primeiro estágio, identificamos a interação em grupo multiprofissional como um desafio que vem proporcionando grandes avanços no entendimento do processo saúde-doença entre estudantes, docentes e profissionais.
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