Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ensino de artes visuais na escola no contexto da inclusão

2010; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 30; Issue: 80 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622010000100007

ISSN

1678-7110

Autores

Lúcia Reily,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

A heterogeneidade é algo que o professor de Artes Visuais gerencia como parte de seu métier cotidiano. Entretanto, a diversidade se acentuou nas escolas brasileiras a partir do paradigma da inclusão, que assegura espaço no ensino regular para alunos com deficiências. Estes alunos podem necessitar de recursos para o atendimento de suas necessidades específicas em linguagem, motricidade e acesso ao conhecimento. A maioria dos cursos de licenciatura em Arte ainda não forma o professor para atuar na inclusão e, diante da falta de publicações na área, este se encontra despreparado para atuar no contexto da diversidade. Com a intenção de contribuir para as reflexões do professor, este artigo discute o ensino de arte para alunos com deficiências pautado na recente produção brasileira de conhecimento. Valoriza-se a construção de um trabalho de ateliê e de fruição, a partir da divulgação de resultados de pesquisas que falam de contextos educacionais e culturais brasileiros.

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