
Expressando generalizações em Libras: álgebra nas mãos de aprendizes surdos
2013; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 33; Issue: 91 Linguagem: Português
10.1590/s0101-32622013000300004
ISSN1678-7110
AutoresSolange Hassan Ahmad Ali Fernandes, Lulú Healy,
Tópico(s)Language, Discourse, Communication Strategies
ResumoNeste artigo exploramos as práticas matemáticas de apren dizes surdos. Mais especificamente, procuramos identificar como aprendizes que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua, uma língua visuogestual, expressam generalizações matemáticas. Começamos com um breve histórico de como esta língua integrou-se a educação dos surdos. Na sequência, apresentamos alguns construtos oriundos da Psicologia Soviética que orientam nossas atividades de pesquisa. Finalmente, a partir de evidências procedentes do trabalho de um grupo de alunos surdos envolvidos em tarefas de generalização de padrões, analisamos a emergência do pensamento algébrico em suas práticas matemáticas.
Referência(s)