Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Expressando generalizações em Libras: álgebra nas mãos de aprendizes surdos

2013; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 33; Issue: 91 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622013000300004

ISSN

1678-7110

Autores

Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes, Lulú Healy,

Tópico(s)

Language, Discourse, Communication Strategies

Resumo

Neste artigo exploramos as práticas matemáticas de apren dizes surdos. Mais especificamente, procuramos identificar como aprendizes que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua, uma língua visuogestual, expressam generalizações matemáticas. Começamos com um breve histórico de como esta língua integrou-se a educação dos surdos. Na sequência, apresentamos alguns construtos oriundos da Psicologia Soviética que orientam nossas atividades de pesquisa. Finalmente, a partir de evidências procedentes do trabalho de um grupo de alunos surdos envolvidos em tarefas de generalização de padrões, analisamos a emergência do pensamento algébrico em suas práticas matemáticas.

Referência(s)