
Imersão social e institucional e capacidades: o setor calçadista de Nova Serrana
2012; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 52; Issue: 5 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75902012000500005
ISSN2178-938X
AutoresGeraldo Magela Rodrigues de Vasconcelos, Janete Lara de Oliveira,
Tópico(s)Innovation and Knowledge Management
ResumoEste trabalho investiga a influência da imersão social e institucional na aquisição de capacidades de empresas calçadistas em suas relações com clientes, fornecedores e entidades setoriais. Imersão social foi considerada na perspectiva da imersão relacional, e imersão institucional, no âmbito de sua influência sobre as capacidades das firmas e sobre o grau de imersão com clientes e fornecedores. As ligações das firmas com outros atores, não participantes do setor, foram também investigadas como influenciando as capacidades e a participação das firmas em entidades setoriais. A coleta de dados envolveu pesquisa realizada com 78 firmas, e utilizou-se de modelagem de equações estruturais para avaliar as relações propostas. Os resultados indicam que os relacionamentos das firmas com fornecedores e a participação em entidades são os elementos que têm maior relevância para a aquisição de capacidades. As relações com clientes e com outros atores não apresentaram contribuição para a aquisição de capacidades.
Referência(s)