
Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR): validade fatorial e consistência interna
2010; Universidade de São Francisco; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-82712010000300012
ISSN2175-3563
AutoresJuliana Burges Sbicigo, Denise Ruschel Bandeira, Débora Dalbosco Dell’Aglio,
Tópico(s)Mental Health Research Topics
ResumoO objetivo deste estudo foi investigar as propriedades psicométricas da Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) para adolescentes. Participaram 4.757 adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos (M=15,77; DP=1,22), de nove cidades brasileiras. Os participantes responderam a uma versão da EAR adaptada para o Brasil. A análise fatorial exploratória apontou uma estrutura bidimensional, com 51.4% da variância explicada, que foi sustentada pela análise fatorial confirmatória. As análises de consistência interna realizadas por meio do coeficiente alfa de Cronbach, confiabilidade composta e variância extraída indicaram bons valores de fidedignidade. Diferenças nos escores de autoestima em função do sexo e da idade não foram encontradas. Conclui-se que a EAR apresenta qualidades psicométricas satisfatórias, mostrando-se um instrumento confiável para medir autoestima em adolescentes brasileiros.
Referência(s)