Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR): validade fatorial e consistência interna

2010; Universidade de São Francisco; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1413-82712010000300012

ISSN

2175-3563

Autores

Juliana Burges Sbicigo, Denise Ruschel Bandeira, Débora Dalbosco Dell’Aglio,

Tópico(s)

Mental Health Research Topics

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as propriedades psicométricas da Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) para adolescentes. Participaram 4.757 adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos (M=15,77; DP=1,22), de nove cidades brasileiras. Os participantes responderam a uma versão da EAR adaptada para o Brasil. A análise fatorial exploratória apontou uma estrutura bidimensional, com 51.4% da variância explicada, que foi sustentada pela análise fatorial confirmatória. As análises de consistência interna realizadas por meio do coeficiente alfa de Cronbach, confiabilidade composta e variância extraída indicaram bons valores de fidedignidade. Diferenças nos escores de autoestima em função do sexo e da idade não foram encontradas. Conclui-se que a EAR apresenta qualidades psicométricas satisfatórias, mostrando-se um instrumento confiável para medir autoestima em adolescentes brasileiros.

Referência(s)