APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM UM CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA: O CASO DO PRINCÍPIO DA SUPERPOSIÇÃO

2012; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5335/ree.v31i1.1043

ISSN

2236-0158

Autores

Viviane Cota Silva, Ricardo H. C. Takahashi, Márcia Maria Fusaro Pinto,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo mostra a importância do ensino e da aprendizagem de conceitos cientificos dentro do contexto de um curso de Engenharia. Um estudo de caso e apresentado, em que o ensino e a aprendizagem do conceito de “Principio da Superposicao” sao investigados no contexto da disciplina de Circuitos Eletricos I do curso de Engenharia Eletrica de uma instituicao de ensino particular do Estado de Minas Gerais. O estudo e realizado baseando-se teoricamente nas ideias de Vygotsky e de Vinner. Foi notado que, dos conteudos previstos na disciplina, foi possivel constatar o efetivo aprendizado daqueles conceitos de cunho instrumental, relacionados com a realizacao de calculos para a determinacao de grandezas. Ja conteudos um pouco mais abstratos, relacionados com as propriedades gerais caracteristicas dos circuitos lineares, aparentemente nao foram de todo absorvidos. Os resultados obtidos mostram que o processo de ensino e aprendizagem de conceitos cientificos nesta disciplina talvez nao estejam cumprindo alguns dos objetivos programaticos previstos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX