Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação da intervenção de carreira: a perspectiva dos ex-clientes

2010; Universidade de São Francisco; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-82712010000200010

ISSN

2175-3563

Autores

Marina Noronha Ferraz de Arruda-Colli, Lucy Leal Melo-Silva,

Tópico(s)

Cognitive and psychological constructs research

Resumo

A avaliação de estratégias de intervenções de carreira é considerada relevante na literatura internacional. Este estudo objetiva avaliar a intervenção de carreira realizada em um serviço-escola de um curso de psicologia de uma universidade pública brasileira. Participaram do estudo 77 ex-clientes jovens entre 17 e 24 anos, com predomínio de mulheres, e atendidos em grupo. O método de avaliação da intervenção é baseado no modelo de French, Hiebert e Bezanzon, que contem três dimensões de análise (input, processos e output). O questionário, enviado por correio, contém questões objetivas e dissertativas. Os resultados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e os dados qualitativos, por meio da análise de conteúdo. Em síntese, os ex-clientes avaliaram positivamente as condições oferecidas pelo serviço, valorizando as atividades e os temas trabalhados na intervenção. A incorporação de mais atividades informativas e a expansão do serviço foram sugeridas.

Referência(s)