O jornalismo de espírito público não pode ser "chapa-branca"
2005; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-9125.v10i2p227-232
ISSN2316-9125
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoBaseado em documentos internos da Radiobrás para a orientação jornalística de suas equipes, este artigo – além de apresentar toda a estrutura de operação e os diversos serviços prestados pelos canais de comunicação da Radiobrás – discute as questões de valor e compromisso com o interlocutor, fundamentais aos processos responsáveis de comunicação, independentemente de sua esfera de produção: pública (financiada pelo governo) ou privada (financeiramente autônoma). A Radiobrás, como instituição pública de prestação de serviços, prima e garante a qualidade de sua produção editorial. Os jornalistas da casa não precisam recorrer a qualquer tipo de apelação mercadológica ou sensacionalismo para conquistar audiência. O jornalismo da Radiobrás tem foco no cidadão, e não no mercado. O tripé Cidadania, Estado e Governo sustenta a pauta da Radiobrás. A linguagem é trabalhada para que o cidadão entenda a notícia e perceba como aquele fato impacta e gera mudanças em sua vida.
Referência(s)