Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação Kaingang: o “formal” e o “informal” na escola da aldeia em São Leopoldo, RS, Brasil

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5902/2236672511220

ISSN

2236-6725

Autores

Diego Fernandes Dias Severo,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Neste trabalho, por meio da metodologia etnográfica, abordar-se-á o significado da educação para o grupo Kaingang na cidade de São Leopoldo. Inicialmente, buscou-se literatura sobre a temática, pertinentes a aspectos da organização social desta população, processos socioculturais, educacionais, assim como referências sobre a relação desta população e as imposições da escola no século XX. Em seguida, apresentaremos o processo de materialização da aldeia Põr Fi Ga e a batalha para a escola Kaingang. Com isso, analisaremos o significado da escola na aldeia para professores e lideranças indígenas, contrastando o mesmo com o discurso da equipe diretiva da escola “regular” – cuja escola da aldeia é vinculada. Conclui-se que, apesar da escola na aldeia ser vinculada e não totalmente independente, as práticas escolares postas pelos professores e comunidade carregam os processos educativos não formais para o interior da instituição. http://dx.doi.org/10.5902/2236672511220

Referência(s)