Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O quadro-negro como tela: o uso do filme Nenhum a menos como recurso de aprendizagem em gestão por competências

2007; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1679-39512007000100004

ISSN

1679-3951

Autores

Afonso Fleury, Amyra Moyzés Sarsur,

Tópico(s)

Coaching Methods and Impact

Resumo

Refletir sobre um conceito em construção - o conceito de competência - e o uso de estratégias interativas para aprendizagem são os objetivos deste artigo. Tendo como pressuposto que elementos teóricos, em Ciências Sociais Aplicadas, como é o caso da Administração, são mais bem absorvidos e internalizados através de métodos de ensino-aprendizagem interativos, os autores determinam a interface entre a abordagem cinematográfica por meio do filme "Nenhum a Menos" e o marco referencial que norteia a noção de competência. Nota-se que são diversas as possibilidades de compreensão do conceito e, ainda mais, de discussão dos mesmos, tendo em vista a necessidade de sua contextualização. Conclui-se pela possibilidade de utilização da metáfora cinematográfica como estratégia complementar de ensino-aprendizagem por despertar maior interesse e proximidade com o "aprendiz", permitindo a ele estabelecer paralelos mais concretos entre a ficção e a realidade.

Referência(s)