Artigo Acesso aberto

Humanicafé - Encontro nos Setores

2014; Linguagem: Português

10.5151/medpro-cihhs-10167

ISSN

2357-7282

Autores

Rosana Aparecida Franchi Brito, Terezinha da Luz Alves Aveiro, Jussara da Paixão dos Santos, Marisa Batista Thomas da Costa,

Tópico(s)

Public Health in Brazil

Resumo

Humanicafé Encontro nos Setores Introdução a Política Nacional de Humanização surge como resposta à baixa qualidade no atendimento ao usuário do SUS, tendo como objetivo a humanização nas relações procurando articular o cuidado técnico científico com o cuidado humano numa relação de respeito mútuo e visando a garantia dos direitos, contribuindo de forma efetiva para melhoria contínua da qualidade na prestação dos serviços. a humanização abrange todas as especialidades e todos os envolvidos no contexto de saúde. Exerce grande importância, considerando que um SUS humanizado pressupõe um processo de pactuação democrática e coletiva. Desde 2001, a Unidade comungava com o conceito de humanização em um sentido amplo visando à construção de uma nova cultura de atendimento a saúde da população pautada no respeito à vida humana e nos direitos constitucionais. Pautado nestes princípios o Grupo de Trabalho de Humanização – GTH da Unidade passou a realizar visitas aos setores, com o objetivo de avançar o SUS, através do olhar dos funcionários sobre o que é real e o que seria o ideal dentro deste Sistema Universal de Saúde. Objetivo Reflexão sobre a realidade institucional e profissional, em busca de alternativas criativas para os desafios encontrados, estabelecendo o diálogo e as informações através de uma rede confiável. Método São realizados dois encontros por setor com duração de 1 hora e 30 minutos cada um deles. o segundo encontro ocorre em torno de 30 a 40 dias após o primeiro. o método utilizado é o da roda de conversa, um dos dispositivos da PNH. Os coordenadores do GTH utilizam-se de mecanismos como apresentações de filmes, dramatizações, palestras, jograis, cartazes, etc. e procura garantir a participação de todos os elementos do grupo nas rodas de conversa. o grupo deve ao final do encontro identificar uma ação do setor que proporcione melhora de trabalho para o próprio grupo. no retorno, se analisa conjuntamente a ação proposta e o resultado. ao final do encontro é servido um café para todos os elementos do grupo, em um momento de descontração e interação. Resultados Sensibilização do setor envolvido para a Política Nacional de Humanização, criação de espaço de reflexão e proposição de pelo menos uma ação humanizada no setor após o encontro. Observamos que a maioria dos funcionários não está acostumada à gestão participativa. Quando são convidados a pensar numa estratégia a ser colocada em grupo, eles se sentem incomodados, sentindo que o GTH está dando “função” para eles, que deveria vir pronto. Isto foi devolvido aos funcionários. Conclusões para se estabelecer a PNH é necessário treino, reflexão, até que participar do processo de trabalho seja um hábito, seja produtivo e amadurecido. Os momentos do Humanicafé proporcionam esse amadurecimento.

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