Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

História, arte e política: o muralismo do boliviano Miguel Alandia Pantoja

2006; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0101-90742006000200007

ISSN

1980-4369

Autores

Everaldo de Oliveira Andrade,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este artigo pretende avaliar em que medida arte e política se expressaram na criação e na ação do artista e militante político boliviano Miguel Alandia Pantoja, ativo participante de momentos centrais da História do seu país como a guerra do Chaco, a revolução de 1952 e a Comuna de La Paz de 1971. As influências do indigenismo andino e do muralismo mexicano parecem ter-se cruzado com as opções políticas de Alandia e com seu engajamento na proposta dos artistas ligados ao Manifesto por Uma Arte Revolucionária e Independente lançado por André Breton, Diego Rivera e Leon Trotski em 1936, permitindo o surgimento de uma obra original, polêmica e marcante para a História latino-americana.

Referência(s)