Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola

2010; Springer Science+Business Media; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722010000300014

ISSN

1678-7153

Autores

Fabiana Cia, Elizabeth Joan Barham, Anne Marie Fontaine,

Tópico(s)

Early Childhood Education and Development

Resumo

Neste estudo avaliou-se o impacto de um programa de intervenção com os pais, sobre o desempenho acadêmico e o comportamento de crianças da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental. Os participantes foram divididos em três grupos: Grupo Experimental 1 (GE1 - professores e 29 crianças cujos pais participaram da intervenção), Grupo Experimental 2 (GE2 - professores e 36 crianças cujas mães participaram da intervenção) e Grupo Controle (GC - professores e 34 crianças cujos pais e mães não participaram da intervenção). Antes e após o programa de intervenção, as crianças foram avaliadas utilizando-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE); os professores preencheram um questionário aberto e o Social Skills Rating Scale -Versão para Professores (SSRS-P). Em comparação com o pré-teste, no pós-teste, as crianças do GE1 e do GE2 (mas não as do GC) apresentaram: (a) melhor desempenho acadêmico em leitura e na pontuação total do TDE, (b) resultados mais positivos no SSRS-P e, (c) um maior número de atributos positivos e menor número de atributos negativos, segundo as professoras.

Referência(s)