
Medindo o impacto de programas de recuperação nutricional de pré-escolares: teste de uma metodologia
1989; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0034-89101989000300008
ISSN1518-8787
AutoresDoris Lúcia Martini Lei, Carlos Augusto Monteiro, Bárbara Regina Lerner, Sandra Pinheiro Chaves,
Tópico(s)Child Nutrition and Water Access
ResumoA partir da casuística de um programa de recuperação nutricional de pré-escolares operado no Município de Diadema, Estado de São Paulo, Brasil, analisam-se dois procedimentos para avaliação de impacto. O primeiro procedimento - tradicional - baseia-se na proporção de crianças que ao final de um ano de exposição ao programa passam para a condição de eutrofia, ou seja, crianças que passam a apresentar adequação do peso à idade superior a 90% dos valores esperados em crianças eutróficas. O segundo procedimento - proposto no artigo - leva em conta a velocidade do crescimento, assumindo como resultados favoráveis incrementos de peso superiores àqueles esperados para crianças eutróficas. As vantagens do segundo procedimento sobre o primeiro - ressaltadas a partir de aspectos conceituais ligados à fisiopatologia da desnutrição e às características dos programas de recuperação nutricional - são comprovadas empiricamente.
Referência(s)