Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Medindo o impacto de programas de recuperação nutricional de pré-escolares: teste de uma metodologia

1989; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0034-89101989000300008

ISSN

1518-8787

Autores

Doris Lúcia Martini Lei, Carlos Augusto Monteiro, Bárbara Regina Lerner, Sandra Pinheiro Chaves,

Tópico(s)

Child Nutrition and Water Access

Resumo

A partir da casuística de um programa de recuperação nutricional de pré-escolares operado no Município de Diadema, Estado de São Paulo, Brasil, analisam-se dois procedimentos para avaliação de impacto. O primeiro procedimento - tradicional - baseia-se na proporção de crianças que ao final de um ano de exposição ao programa passam para a condição de eutrofia, ou seja, crianças que passam a apresentar adequação do peso à idade superior a 90% dos valores esperados em crianças eutróficas. O segundo procedimento - proposto no artigo - leva em conta a velocidade do crescimento, assumindo como resultados favoráveis incrementos de peso superiores àqueles esperados para crianças eutróficas. As vantagens do segundo procedimento sobre o primeiro - ressaltadas a partir de aspectos conceituais ligados à fisiopatologia da desnutrição e às características dos programas de recuperação nutricional - são comprovadas empiricamente.

Referência(s)