Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As representações de escolares de bairros periféricos sobre o espaço onde vivem

2004; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 29 Linguagem: Português

10.1590/s0103-863x2004000300009

ISSN

1982-4327

Autores

Maria Esther Fernandes,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no âmbito do Programa de Políticas Públicas da Fapesp, cujo objetivo fundamental foi compreender aspectos da vida e luta das camadas populares que habitam a periferia da cidade, através de sua fala. Nele, tentamos analisar as representações de escolares residentes em bairros periféricos de Ribeirão Preto-SP, sobre o espaço em que vivem. O material empírico foi levantado a partir de redações aplicadas aos alunos que cursavam as 4as e 5as séries do 1º grau, no 1º semestre de 2000, da rede estadual e da rede municipal que atendem à clientela dos bairros compreendidos no universo da pesquisa: Jardim Progresso, Conjunto Habitacional Avelino Alves Palma e conjunto dos Jardins Anhanguera, Grajaúna, Novo Mundo e Zara, aí incluída a favela do Zara. Os textos revelam uma das faces mais cruéis da exclusão social-crianças privadas do acesso aos bens básicos da vida.

Referência(s)