Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Processos de consumo cultural e midiático: imagem dos 'Otakus', do Japão ao mundo

2014; Intercom; Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1809-584420146

ISSN

1980-3508

Autores

Yuji Gushiken, Tatiane Hirata,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Na perspectiva teórica da Comunicação como cultura, este artigo tem como tema central a dimensão comunicacional dos processos culturais na contemporaneidade. O objetivo é narrar e discutir a imagem difundida do grupo social denominado de Otaku, carregada de ambivalência a partir de sua origem no Japão e sua inserção no imaginário midiatizado em escala mundial. No Japão, o imaginário Otaku carrega a conotação negativa de indivíduos fanáticos pelo consumo de produtos da cultura pop, de pouca tendência para a vida social e associados a comportamentos psicopatológicos e criminosos. Em países da Ásia e no Brasil, o termo Otaku passou a designar os fãs de cultura pop japonesa, mas com características de uma juventude em busca de troca de informações e de novos modos de sociabilidade na vida urbana. Na cultura mundializada, conclui-se que o imaginário Otaku se transforma na medida em que segmentos da juventude em diferentes países, a partir de suas matrizes culturais, reinventam processos de consumo de produtos da cultura pop japonesa e lhes atribuem distintos sentidos.

Referência(s)