Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Políticas públicas de formação continuada para professores: um estudo de cursos realizados a partir de propostas licitatórias

2015; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 23; Issue: 86 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362015000100009

ISSN

1809-4465

Autores

Paulo César Géglio,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O texto apresenta uma discussão sobre políticas públicas para a formação continuada de professores, implementadas no Brasil, concentrando a análise nas ações efetivadas pela Secretaria de Educação de um município/capital da Região Nordeste do Brasil, durante os anos de 2008 a 2012. A investigação teve como foco de análise as propostas que foram selecionadas em concorrência licitatória para a realização de cursos de formação continuada de professores da rede pública do município. O objetivo foi examinar como as ações foram desenvolvidas e se há aspectos inovadores. Conclui-se que, embora as propostas registrem a intenção de inovar, com a previsão de momentos que favorecem a relação entre a teoria e a prática, bem como a interação entre os professores e os formadores no contexto escolar, não há evidências de que isso realmente ocorreu. Dessa forma, infere-se que a formação oferecida aos professores foi realizada por meio de cursos com as características do modelo tradicional, ancorados na prática da transmissão e recepção.

Referência(s)