Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo

2004; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 29 Linguagem: Português

10.1590/s0103-863x2004000300006

ISSN

1982-4327

Autores

Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga, Elisete Silva Pedrazzani, Fernanda Pereira dos Santos Silva, Carolina Daniela de Lima,

Tópico(s)

Child and Adolescent Psychosocial and Emotional Development

Resumo

O presente estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de um programa de intervenção, com e sem treinamento das mães, no desenvolvimento de bebês pré-termo. Participaram do estudo 08 bebês pré-termo e suas mães, oriundos do Serviço de Acompanhamento e Intervenção em Bebês de Risco da cidade de São Carlos, SP. Os participantes foram divididos em dois grupos: 04 bebês participaram do grupo intervenção com orientação e treinamento das mães (grupo experimental - GE) e 04 bebês participaram do grupo intervenção sem orientação e treinamento das mães (grupo controle - GC). Os bebês foram avaliados pelo Inventário Portage, operacionalizado por um período de quatro meses, considerando as seguintes áreas: estimulação infantil, socialização, cognição, linguagem, autocuidados e desenvolvimento motor. Os dados foram submetidos à análise de regressão. Os resultados demonstraram que os bebês do GE obtiveram maior evolução dos comportamentos avaliados em relação ao GC.

Referência(s)