
Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo
2004; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 29 Linguagem: Português
10.1590/s0103-863x2004000300006
ISSN1982-4327
AutoresCibelle Kayenne Martins Roberto Formiga, Elisete Silva Pedrazzani, Fernanda Pereira dos Santos Silva, Carolina Daniela de Lima,
Tópico(s)Child and Adolescent Psychosocial and Emotional Development
ResumoO presente estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de um programa de intervenção, com e sem treinamento das mães, no desenvolvimento de bebês pré-termo. Participaram do estudo 08 bebês pré-termo e suas mães, oriundos do Serviço de Acompanhamento e Intervenção em Bebês de Risco da cidade de São Carlos, SP. Os participantes foram divididos em dois grupos: 04 bebês participaram do grupo intervenção com orientação e treinamento das mães (grupo experimental - GE) e 04 bebês participaram do grupo intervenção sem orientação e treinamento das mães (grupo controle - GC). Os bebês foram avaliados pelo Inventário Portage, operacionalizado por um período de quatro meses, considerando as seguintes áreas: estimulação infantil, socialização, cognição, linguagem, autocuidados e desenvolvimento motor. Os dados foram submetidos à análise de regressão. Os resultados demonstraram que os bebês do GE obtiveram maior evolução dos comportamentos avaliados em relação ao GC.
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