<b>A história e a pesquisa em comunicação</b> - DOI: 10.5102/uc.v8i2.1443
2012; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5102/uc.v8i2.1443
ISSN2179-488X
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste trabalho descreve os elementos e as condições que determinaram a construção de um projeto de pesquisa na área da Comunicação Social, tendo como abordagem a pesquisa histórica. Discute as principais questões acerca da formação de um campo específico do conhecimento relacionado à Comunicação e das dificuldades na construção de uma epistemologia que abrigue a Comunicação como disciplina. Propõe que a História seja efetivamente uma opção para representar o campo comunicacional, contrariamente ao que hoje ocorre, com uma participação reduzida e que se limita a listar correntes, teorias e a estabelecer uma cronologia relativa ao surgimento das teorias ou instituições. O projeto apresentado parte do pressuposto que, historicamente, a imprensa brasileira tem um caráter instrumental que a afasta dos interesses da sociedade e a mantém como elemento-chave de projetos políticos. Sendo assim, acredita-se ser possível desvendar de que maneira, e sob quais condições surgiram no Brasil lucrativos impérios econômicos que têm suas origens em empresas exclusivamente jornalísticas e de que forma foram construídos seus discursos jornalísticos e suas escolhas editoriais. A pesquisa deverá, então, contribuir para que os estudos das comunicações (communication research) aprofundem seus conhecimentos a respeito dos meios de comunicação.
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