Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Alianças estratégicas - internacionais: formaçao e estruturação em indústrias manufatureiras

1997; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 37; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0034-75901997000400004

ISSN

2178-938X

Autores

Maria Cecília Coutinho de Arruda, Marcelo Leme de Arruda,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A estratégia de negócios internacionais de indústrias latino-americanas e a forma como se conduzem suas parcerias com indústrias estrangeiras foram analisadas com o objetivo de conhecer melhor aspectos como: 1. implementação de uma estratégia internacional bem-sucedida; 2. forma como as empresas conduzem suas relações com empresas de outros países; 3. determinação dos fatores de sucesso dessas alianças de negócios internacionais. A pesquisa integrou um estudo multinacional, desenvolvido com o patrocínio de algumas das mais importantes universidades do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Chile e México, e empresas destes três últimos países. Os resultados serão apresentados em dois artigos, sendo o primeiro voltado para a formação e estruturação das alianças estratégicas e o segundo, para desempenho e estratégias de marketing internacional das parcerias.

Referência(s)