Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino a Distância no Curso de Odontologia: Relato de Experiências

2009; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5585/conssaude.v8i2.1522

ISSN

1983-9324

Autores

Marcos Hideo Hoshikawa, Claudio Osiris Oliveira, Kristianne Porta Santos Fernandes,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Atualmente, discute-se muito sobre a importância e qualidade do ensino a distância nas universidades do Brasil. Este estudo tem como finalidade relatar experiências adquiridas na implantação do Sistema de Gerenciamento Moodle, na plataforma de ensino a distância, no curso de odontologia de uma universidade privada brasileira. Observamos, nesta investigação, os diversos recursos de interação entre alunos e professores na plataforma, analisando seus índices de registros (participações em atividades interativas), que demonstram que o ensino a distância funciona, de modo eficaz, no incentivo à aprendizagem autodirigida do aluno, que contribui para a formação de um cirurgião-dentista.

Referência(s)