Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 29; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0102-46982013000200008

ISSN

1982-6621

Autores

Marina Rezende Bazon, Jorge Luiz da Silva, Renata Martins Ferrari,

Tópico(s)

Bullying, Victimization, and Aggression

Resumo

O objetivo do presente estudo foi descrever o percurso e caracterizar as trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei no tocante às suas experiências educacionais. Participaram seis adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa e seus respectivos responsáveis. Coletaram-se informações em 22 estabelecimentos educacionais frequentados pelos mesmos, desde o início de suas vidas escolares, em complementação às entrevistas semiestruturadas realizadas. A análise qualitativa indicou a existência de dois padrões de trajetórias de escolarização, sendo um marcado pela descontinuidade na qualidade das vivências escolares, com um período inicial positivo, que torna-se negativo em seguida; e outro, cuja marca é a continuidade preponderantemente negativa da experiência, desde o início. Implicações dessas trajetórias ao surgimento e manutenção de conduta infracional são discutidas.

Referência(s)