Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica

2009; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 33; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022009000200017

ISSN

1981-5271

Autores

Mario Alfredo De Marco, Ana Cecília Lucchese, Cíntia Camargo Dias, Cristiane Curi Abud, Luiz Antônio Nogueira-Martins,

Tópico(s)

Empathy and Medical Education

Resumo

Para evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da Unifesp. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações.

Referência(s)