
Uso de estratégias de leitura por alunos do ensino médio
2006; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 34 Linguagem: Português
10.1590/s0103-863x2006000200008
ISSN1982-4327
AutoresMaria Cristina Rodrigues Azevedo Joly, Lílian Mendes dos Santos, Janete Aparecida da Silva Marini,
Tópico(s)Innovative Teaching and Learning Methods
ResumoO presente estudo verificou o uso de estratégias metacognitivas de leitura por alunos do ensino médio. Participaram 487 alunos do ensino médio de escolas públicas, 55,7%, e particulares ,44,3%, sendo 58,3% do sexo feminino. A idade variou de 14 a 21 anos com média de 16,2 anos e desvio padrão de 1,27. O procedimento utilizado foi a aplicação coletiva por classe de uma escala de estratégias metacognitivas de leitura. Os resultados revelaram que as mais utilizadas pelos participantes foram as de solução de problemas, especialmente durante a leitura. Os participantes do sexo feminino (M=46,10; DP=12,42) demonstraram utilizar estratégias de leitura mais freqüentemente que os do masculino (M=39,13; DP=13,94). Houve diferenças estatisticamente significativas quanto ao uso de estratégias metacognitivas de leitura entre 15 e 17 anos [F(7,480)=2,33; p<0,02]. Verificou-se diferença de uso também entre a primeira série do ensino médio em relação a terceira e habilitação ao magistério [F(3,484)=12,36; p<0,00].
Referência(s)