Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná

1998; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 14 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.180

ISSN

1984-0411

Autores

Christiane Gioppo, Elizabeth W. O. Scheffer, Marcos César Danhoni Neves,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este ensaio aborda o papel essencial das atividades experimentais nas escolas de ensino fundamental. O texto divide-se em sete tópicos: eles procuram argumentar sobre a necessidade de um projeto pedagógico, o qual vincule intimamente as atividades experimentais ao ensino de Ciências que a escola deseja desenvolver. Para isso, defendemos a escola autonômica, que organiza e executa seu projeto pedagógico, que escolhe materiais essenciais às atividades propostas, que luta, enfim, pelo seu direito à independência. Na conquista desse status, pelo menos um ponto é mister destacar: a desvinculação dos materiais - suportes de um laboratório standard no processo de regulamentação das escolas públicas no Paraná.

Referência(s)