Informação e prática pedagógica: possibilidades e desafios no contexto da EJA
2009; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-99362009000300027
ISSN1981-5344
Autores Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoEste trabalho foi realizado tendo por objetivo apreender e discutir a relacao existente entre informacao e pratica pedagogica de professoras atuantes no contexto do Projeto Educacao de Jovens e Adultos de Belo Horizonte (EJA-BH), implementado pela Secretaria Municipal de Educacao de Belo Horizonte (SMEDBH). Orientou-se no sentido de identificar o comportamento informacional das docentes, integrantes do referido projeto, bem como de analisar os reflexos desse processo em sua pratica pedagogica. Realizou-se a pesquisa no contexto indicadoacima, orientada por uma abordagem qualitativa e caracterizada como um estudo de caso, tendo como subsidio as formulacoes de Santos (2004), Ludke e Andre (2003) e Roese (1998). Utilizou-se, em termos metodologicos, para sua concretizacao e como instrumentos para a obtencao de dados, a pesquisa documental, a observacao das atividades no espaco da sala de aula, bem como entrevistas semi-estruturadas com as participantes selecionadas. Procedeu-se a consolidacao, ao tratamento e a discussao dos dados e recorreu-se a tecnica da analise de conteudos, com vistas a produzir uma descricao objetiva e sistematica da visao das participantes, tendo como fim interpreta-las (MINAYO, 2000). Percebeu-se, a partir da centralidade dosresultados advindos da pesquisa, que, apesar de terem concepcoes diferenciadas acerca do conceito de informacao, as professoras entrevistadas atribuem a esta um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, notadamente no que diz respeito ao suprimento das demandas advindas do contexto educacional e interpostas as mesmas. Soma-se a esses aspectos o fato de se terem apreendidoas estrategias informacionais usadas pelas docentes no processo de busca de informacoes, as limitacoes vivenciadas para sua efetividade, bem como as possibilidades de sua utilizacao em sala de aula. Num computo geral, constatou-se que a informacao, do ponto de vista dessas professoras, constitui um elemento primordial para o desenvolvimento da pratica pedagogica. Evidenciaram-se, a partir de tais apontamentos, a necessidade e a relevância de uma efetiva interlocucao entre informacao e educacao, a medida que tal interacao entre as duas areas pode se constituir em um significativo avanco no âmbito da Ciencia da Informacao e da Educacao.
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