
Processos de inclusão e docência compartilhada no III ciclo
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982012000200013
ISSN1982-6621
AutoresClarice Salete Traversini, Maria Luísa Merino de Freitas Xavier, Maria Bernadette Castro Rodrigues, Maria Isabel Habkcost Dalla Zen, Nádia Geisa Silveira de Souza,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO artigo analisa a implementação do Projeto de Docência Compartilhada em duas escolas cicladas municipais de Porto Alegre/RS, destacando seus limites e possibilidades. O estudo inscreve-se na perspectiva dos Estudos Culturais, a partir das noções de diferença e inclusão, para pensar um currículo e propostas pedagógicas em que o outro seja visibilizado e posicionado como sujeito que aprende. O material empírico abrange registro de reuniões pedagógicas das referidas escolas, observações em salas de aula e análise de produção textual de alunos. A investigação possibilita constatar que o projeto em questão, embora em fase de implementação, apresenta-se produtivo no que tange: ao exercício compartilhado da docência nesta modalidade; à desnaturalização das diferenças entre os alunos; à concretização de aprendizagens cognitivas e sociais, buscando respeitar os tempos e as possibilidades desses alunos; e, ainda, à paulatina adequação do currículo às exigências desse projeto inclusivo.
Referência(s)