
A monumentalidade arquitetônica dentro do planejamento estratégico de cidades: a arquitetura rentista e a grife Richard Rogers
2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 12 Linguagem: Português
10.11606/issn.1984-4506.v0i12p67-78
ISSN1984-4506
AutoresCamilla Ramos Cardoso Bandeira,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoO planejamento estratégico de cidades tem sido um dos instrumentos mais utilizados pelos agentes urbanos. A cidade, analisada sob a perspectiva de uma mercadoria a ser "vendida", apoia-se nas estratégias do city marketing como forma de valorizar as potencialidades que promove. Nesse contexto, a arquitetura de grife atua como catalisadora na formação de imagens representativas para a promoção da cidade e está, ainda, associada às rendas de monopólio, por meio da majoração destas, dado o seu caráter singular. Assim, cada localidade busca reunir obras de arquitetos pertencentes ao star system, como é o caso da arquitetura high-tech de Richard Rogers.
Referência(s)