Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desempenho operatório de crianças com queixas de desatenção e hiperatividade em jogos eletrônicos baseados em provas Piagetianas

2014; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/0103-166x2014000300006

ISSN

1982-0275

Autores

Cláudia Broetto Rossetti, Maria Thereza Costa Coelho de Souza, Fabíola Röhrig, Queila Cássia Corrêa Guimarães, Simone Chabudee Pylro, Taisa Rodrigues Smarssaro Bahiense,

Tópico(s)

Cognitive and developmental aspects of mathematical skills

Resumo

Realizou-se uma avaliação operatória em contexto virtual de 16 crianças entre sete e 10 anos com queixas de desatenção e hiperatividade por meio dos jogos eletrônicos "Zona Trash 3" e "Protocolos", construídos a partir de provas Piagetianas clássicas. Solicitou-se às pedagogas de uma escola pública que indicassem crianças com indícios de dificuldades de atenção e/ou hiperatividade. Os professores das crianças indicadas responderam à Escala de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, e foram incluídas como participantes da pesquisa apenas as crianças que obtiveram os maiores escores na referida escala. Quase a totalidade dos participantes conseguiu chegar ao final dos dois jogos. Observou-se maior dificuldade no jogo "Protocolos", que avalia a lógica combinatória e que, em geral, exige maior paciência e concentração dos participantes. Dessa maneira, os jogos de regras eletrônicos "Protocolos" e "Zona Trash 3" apresentam-se como bons instrumentos para a avaliação das noções operatórias de lógica combinatória e raciocínio espacial em crianças que apresentam indícios de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Referência(s)