
Desempenho operatório de crianças com queixas de desatenção e hiperatividade em jogos eletrônicos baseados em provas Piagetianas
2014; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 31; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/0103-166x2014000300006
ISSN1982-0275
AutoresCláudia Broetto Rossetti, Maria Thereza Costa Coelho de Souza, Fabíola Röhrig, Queila Cássia Corrêa Guimarães, Simone Chabudee Pylro, Taisa Rodrigues Smarssaro Bahiense,
Tópico(s)Cognitive and developmental aspects of mathematical skills
ResumoRealizou-se uma avaliação operatória em contexto virtual de 16 crianças entre sete e 10 anos com queixas de desatenção e hiperatividade por meio dos jogos eletrônicos "Zona Trash 3" e "Protocolos", construídos a partir de provas Piagetianas clássicas. Solicitou-se às pedagogas de uma escola pública que indicassem crianças com indícios de dificuldades de atenção e/ou hiperatividade. Os professores das crianças indicadas responderam à Escala de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, e foram incluídas como participantes da pesquisa apenas as crianças que obtiveram os maiores escores na referida escala. Quase a totalidade dos participantes conseguiu chegar ao final dos dois jogos. Observou-se maior dificuldade no jogo "Protocolos", que avalia a lógica combinatória e que, em geral, exige maior paciência e concentração dos participantes. Dessa maneira, os jogos de regras eletrônicos "Protocolos" e "Zona Trash 3" apresentam-se como bons instrumentos para a avaliação das noções operatórias de lógica combinatória e raciocínio espacial em crianças que apresentam indícios de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Referência(s)