
Comportamento precorrente auxiliar: efeitos do número de dimensões discriminativas da tarefa
2004; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722004000200012
ISSN1806-9770
AutoresJorge M. Oliveira‐Castro, Ana Paula Martins de Campos,
Tópico(s)Cognitive and developmental aspects of mathematical skills
ResumoTrabalhos anteriores mostraram que o nível de complexidade de tarefas de pares associados pode ser medido com base na quantificação das probabilidades programadas de reforço na presença das duas diferentes dimensões discriminativas das tarefas. No Experimento 1 (seis estudantes) do presente trabalho, foram investigados possíveis efeitos diferenciais de manipulações nas probabilidades de reforço para essas duas dimensões (aprender n respostas associadas ao mesmo evento versus aprender n respostas associadas cada uma a um evento diferente). No Experimento 2 (16 estudantes), o número de dimensões discriminativas do primeiro membro dos pares variou de dois (forma e posição) a quatro (forma, posição, cor, e forma secundária). De forma geral, os resultados sugerem que o desempenho melhora com aumentos no nível de correspondência unívoca entre estímulos discriminativos e respostas. Os efeitos observados podem ser explicados com base nas mudanças nas probabilidades programadas de reforço na presença das diferentes dimensões.
Referência(s)